Monday 29 October 2012

Visita a tribo Himba na Namibia

Hoje lembrei de uma vista a Himba Tribe na Namíbia. Foi uma experiência conturbadora, impactante e que eu ainda não entendi muito bem. 

Mulher Himba enquanto prepara seu banho de fumaça
Em alguns países da Africa, muitas pessoas vivem sob outra lógica de existência. São famílias e mais famílias que cresceram em um ambiente onde as práticas sociais (comer, morar, casar, etc.) são diferentes das que conhecemos e, por isso, possuem outros conceitos  sobre o que é certo/errado, bonito/feio em cada uma dessas práticas. Hoje vivem um modo de vida de uma comunidade tribal, mas que convive diariamente com as influencias do contato com as sociedades urbanas. 

A Himba Tribe é um exemplo dessas comunidades. São aproximadamente 50.000 pessoas (em um país de 2 milhões), semi-nomades que ocupam o norte da Namibia. 

No passado, os Himba viviam sob a lógica deles e eram donos de suas terras, eram o povo do lugar. Hoje, as famílias que sobreviveram ao extermínio de 1904 (comandado pelo general alemão von Trotha), estão "alojadas" em fazendas que são propriedades de descendentes de colonizadores do país. A Aids e o alcoolismo são as principais causas de mortes e de doenças, mas entre os impactos mais fortes, está o abandono de filhos por pais que vão para a cidade ou morrem. 

Mulher mais velha. Na ausência do chefe, ela é a maior autoridade.
Há uma abismo entre o cotidiano da vida de um Himba e o cotidiano da vida de um alemão no século 19. São  necessidades e valores diferentes, que tornaram a convivência conflituosa. Para um Himba, não há necessidade de banho (as mulheres NUNCA tomam banho de água, e sim com uma fumaça), para um Himba, a mulher trabalha pesado e o homem pode ter várias mulheres (alguma semelhança?), para um Himba o filho vai viver no clã do pai quando nasce e tanto o menino quando a menina são circuncisados para casar. 

Esta visita foi a única vez que me senti mal durante todo o trajeto Africa do Sul até o Zimbábue. Não gostei de como é ela é feita: é meio agressiva, é muita gente invadindo a casa deles ao mesmo tempo. As mulheres que estão ali foram abandonadas, trabalham pra caramba e ainda tem que receber turistas curiosos tirando fotos. Os guias são locais da tribo, que aprenderam inglês.
Elas passam 3 dias fazendo "apliques" nos cabelos e depois cobrem com uma lama que também reveste o corpo.
Pq ele faz essa línguinha? Pra ficar mais gostoso??
Vida que segue por lá
Crianças Himba tentando entender meu cabelo... é muita química meu filho!
EU nunca vi nada parecido com o tipo de vida que vi na Himba Tribe... nem em 4 horas de barco pra dentro da Amazônia. Acho que é pelo deserto, pelo total isolamento das áreas rurais do interior da Namibia, pela baixa densidade populacional do país... ou tudo junto. Não sei, ainda estou tentando entender...

A experiência vale muito, principalmente para entender mais sobre a história do país. Vale também como mais uma aula de teoria da relatividade, que insiste em nos mostrar como esse mundo é grande, complexo e cheio de nuances. Não existe só um modo de ser, de viver, de amar. 

PS: Também visitamos os Bush men e os Herero. Temas de próximos posts.

PS2: Estou um pouco confusa ainda. Há uma corrente que defende a idéia de que a mixagem de culturas sempre esteve presente na história do mundo, e que isso é um caminho normal da humanidade. Mas ver aquele tanto de crianças órfãs de pais que morreram de doenças que foram trazidas do meio externo, me faz sentir uma vontade de protegê-los de toda e qualquer interação. 

3 comments:

  1. Olá Linda, Desculpa mas como o nome não está presente...
    Gostei do que li, sou de Moçambique, vivo em Lisboa, conheço muito de Africa e seus povos, tenho duas páginas no Facebook sobre Africa, Estudo Arqueologia apesar de ter 63 anos, divirto-me viajando pelo Oriente Médio , Africa e Sul da Europa. Se quiseres entrar em contacto comigo fica aqui o meu endereço electrónico. (templariolusitano@gmail.com). Meu nome é Fernando Ferreira, saluto.

    ReplyDelete
  2. Oi, querida, tudo bem?

    Adorei seu relato.
    Sou mulher, tenho 21 anos e estou planejando fazer trabalho voluntário na Namibia em janeiro de 2014. Aproveitando que vou estar lá, gostaria de viajar um pouco (pelo menos 1 semana) pra conhecer alguns lugares.
    Você acha que é perigoso uma mulher viajar sozinha por lá? Você foi sozinha?

    Ficaria muito grata se você puder responder :) já viajei sozinha antes, mas pra países com a realidade bem diferente.

    Obrigada!
    Yasmin

    ReplyDelete
  3. Hi! I really liked your post, is a travelogue that possesses content on the Himba tribe, which for me is one of the most interesting Africa.E only to complement this "mud" that you referred to is called "otjize". Thank you, kisses.

    ReplyDelete