Friday, 26 October 2012

Etosha National Park: 5 motivos para ir!

Entre as várias opções para se viver a experiência de um Safari, há o Etosha National Park, na Namíbia.

No entanto, muito diferente de outros parques nacionais, como o Kruger (Africa do Sul) e o Chobe (Botswana), o Etosha oferece aos "humanos" um contato direto com a vida natural. Eu, particularmente, guardo um carinho especial pelo Etosha, pelos seguintes motivos:

1. O Etosha é GIGANTE e LONGE de TUDO! 
Com essa grande quantidade de terra livre, os animais vivem por lá como se os humanos não estivessem ali. No Etosha, você não vai a um "zoologico", você visita a casa deles, é diferente. Por isso, não há garantias que vc verá os BIG FIVE. Você só verá um leão se ele der o ar da graça na sua frente. Afinal, ele não está ali por você... é a casa dele.
Travessia dos Springboks: cena costante no Etosha
Debaixo do sol quente, o "waterhole" é onde a galera se encontra para se refrescar.
Eu não quero brincar! Me deixa em paz!
2. No Etosha há liberdade de transportes
Em outros parques como Chobe por exemplo, você TEM que fazer o "game drive" (passeio em busca dos animais) nos carros das empresas de Safari, e pagar por isso, claro.  Já no Etosha, você pode fazer o que eles chamam de "self-drive safari", respeitando algumas regras do parque. Isso torna o parque mais econômico e agradável, pois se você estiver hospedado em um dos lodges, pode levar o tempo que quiser nas estradas. 
4x4 e detalhe para o relógio: uma das regras é voltar para o lodge até o sunset
Livre circulação das leoas.
3. No Etosha você vê MUITOS animais, mas MUITOS! 
Isso se deve ao clima da região. Por ser muito seco (quase desértico) os animais precisam se concentrar nos chamados waterholes para beber um pouco d'agua e sobreviver. Além disso, como a reserva é bem natural, eles se reproduzem com certa liberdade e não há grandes problemas de superpopulação como no Chobe (onde a quantidade de Elefantes está ficando incontrolável).
Existem waterholes naturais e os construídos pelo parque para atrair os animais. 
4. A estrutura dos Lodges são ótimas! 
Nos hospedamos nos dois principais complexos: Okaukeujo e Halali.  Desde a opção camping até as acomodações de luxo, o Etosha oferecia uma infra estrutura muito boa! Estradas e caminhos sinalizados, limpo, cozinhas coletivas boas, quartos ótimos, um mini-mercado dentro e um centro de turismo. Para quem está por conta própria ou acampando isso faz muita diferença! 
Chalés do complexo Okaukeujo
Quarto do complexo Halali 
Mapa do parque: os principais lodges são Okaukeujo, Halali e Namutoni



5. O parque fica na Namibia!!! 
E isso te permite explorar outras regiões lindas, como o Deserto da Namíbia (Soussusvlei) , o litoral e as tribos Himba e Herero do norte do país. Sem falar no Okavango Delta que é em Botswana, mas que fica perto da fronteira com a Namibia. Além disso tudo, Namibia é um país estável, com boa infra-estrutra (vôos e estradas) e muitas opções de atividades para os turistas. 


Bom, dizem que os parques da Zambia e da Tanzânia são absurdamente bons também, mas no sul da Africa fica a dica: Etosha National Park. 

0 comments:

Post a Comment