Sunday, 14 October 2012

Africa: as regras do jogo

Pessoal,  a primeira conclusão da minha pequena experiência foi: Viajar na Africa NÃO É FACIL E NEM BARATO! 

Não tem como ir a alguns países da Africa acreditando que se locomover vai ser tão fácil como pegar um trem de Paris a Versailles. Não, não é...  As estradas podem ser de terra, as pessoas tentam te extorquir, os mosquitos da Malária podem te infernizar a noite toda e nas cidades menores (leia-se: quase TODAS) não há abundância de produtos e serviços. Muitas vezes não vai entender o sotaque do inglês misturado com o dialeto deles. 

Vimos furtos, precisamos deixar nossas coisas trancadas e vigiadas, além de estar sempre de olho nos bolsos. Até aí tranquilo, né? Pq nós brasileiros sabemos muito bem o que é ficar ligado o tempo todo... 

O fato é que na Africa vc não pode esperar os "padrões" brasileiros de serviço. Na hora de uma situação mais "local" o povo daqui lança mão uma frase que explica tudo: TIA - This Is Africa.




Mas o que dificulta a vinda mesmo é o preço! Pela pouca abundância de serviços, tudo é relativamente caro para turistas. As poucas cias aéreas metem a mão nos preços, além dos hotéis que colocam tarifas "ideais" para seu maior público: os europeus.

Felizmente, existem varias formas de baratear sua viagem:

1. Planeje com antecedência: (é clichê, mas nesse caso é mais verdade ainda...)
  • Existem poucas cias aéreas que oferecem Brasil-Africa. Vôos diretos então, menos ainda.  Se vc conseguir pegar uma promo, faz muita diferença.  
  • As principais  são  South Africa Airways (Africa do Sul, Namibia, Botswana, Congo, etc.)    e TAP (Angola, Moçanbique, Gana). 
2. Flexibilize seu jeito de viajar: sua maior economia será aqui !!!
  • Existem várias formas de sair andando pela Africa: avião de cia grande, aviões fretados (flying tours), carro 4x4 alugado, ônibus, excusão, sozinho, em família com criança, enfim.. Não deixe que o custo do pacote que te ofereceram impossibilite seu sonho: flexibilize, experimente o novo! Talvez essa seja a hora de experimentar aquele barraca de acampamento que vc jurava que nunca iria entrar...  (veja aqui quais são as possibilidades de viagem)
  • Pelas distâncias internas e pela pouca oferta transportes públicos viajar pelo continente precisa ser MUITO PLANEJADO, para evitar maiores gastos de emergência. Mesmo assim, os flying tours, por exemplo, sempre serão caros: comprando 1 ano antes ou quando chegar lá...
3. Deixe para comprar "souvernirs" nos produtores locais:
  • Se voce vai a mais de um país ou vai andar pelo interior de algum, é muito provável que vc passe por onde os artesanatos são feitos, espere. Não dê o mole de gastar R$ 170,00 numa girafa enorme de madeira se você pode comprar lá na frente por R$ 50,00 e ainda ajudar o cara que faz (sim, eu to levando uma pra minha sala!). 
4. Barganhe, sempre.
  • Os vendedores, especialmente nos "open markets" (feirinhas), são muito abertos à pechincha: até curtem! Acho que se vc sair comprando sem pedir um desconto, ele até goste da venda em si, mas não se divertiu. Os preços podem chegar a 1/3 do preço que ele começou! Faça uma cara de desistência no primeiro preço e pronto... ele já oferece outro. O mesmo se aplica a hotéis menores e compra de coisas na rua...bebidas no transito, etc.
De resto é o de sempre.. troque grandes quantidades de $ de uma vez (ou use um cartão pré-pago), busque dividir carros alugados, etc. 

Abrindo o coração, mantendo uma mente positiva e flexibilizando seus padrões de viagem, a Africa pode ser a melhor experiência que vc já viveu! 

Africa: Expect the Unexpected

0 comments:

Post a Comment