Quando comecei a planejar nossa temporada na África, o que mais queria era conhecer era a cultura dos povos, um dos temas que mais me interessa. Nunca tive uma genuína vontade de fazer um Safari. Mas... pesquisando sobre formas de viagem, vi que poderíamos também aproveitar as belezas dos parques nacionais. Não me arrependo nem um pouco!!
Aqui vai uma explicação básica sobre os Safaris:
- Um Safari é um passeio típico do continente africano, geralmente feito por terra, com o objetivo de ver, entender e fotografar animais.
- É feito em carros 4x4 apropriados para as estradas de terra dos parques, com cores que tentam disfarçar o automóvel no meio da vegetação.
Um topico 4x4 de Safari: guia vai na frente explicando |
- É muito comum em países que possuem uma natureza e estruturas propícias para isso, como: Namíbia, Zambia, Botswana, Kenya e Africa do Sul. Para a prática do Safari, esses países contam com dois tipos de reservas: os National Parks/Reserves e as Private Reserves. As segundas são particulares e algumas delas destinadas à caça de verdade de animais (atividade lícita em alguns países).
- Os National Parks geralmente oferecem grande estrutura dentro, como lodges (hotéis/pousadas), camping areas, lojinhas e restaurantes. A maioria oferece mais de um tipo de acomodação (com vários preços), permitindo ali famílias em chalés, casais em lua de mel e mochileiros.
- Alguns do National Parks mais famosos são: Kruger National Park (Africa do Sul), Chobe Park (Botswana), Masai Mai National Reserve (Kenya), Etosha National Park (Namibia) e Serengueti National Park (Tanzania).
- Os parques oferecem 3 principais saídas de Safaris (nos horários que os bichos saem para comer, beber água, caçar): manhã (5:00, 6:00), tarde (depois que o sol cai um pouco, tipo 15:30, 16:00) e noite (lá para as 19:00). Cada Safari desses dura umas 3 horas e custa um valor fixo que depende do parque (em torno de uns U$ 60 - alguns parques são mais caros!).
- Há também a possibilidade muito mais econômica: você mesmo ir de carro pelas estradas buscando os animais (ou seguindo um 4x4 do parque!). Esses são os são os chamados self drive safaris. Mas nem todo parque permite isso!
- Sub-derivações do tradicional Safari são os Flying Tours/Safaris e os Walking Safaris, mas esses merecem tópicos exclusivos!
Alguns termos do vocabulário Safari:
- Game drive: o termo game é usado para caça de animais. Logo, um game drive é um passeio de carro para caça-los (claro que sem matar, só ver!). Outro ex: Game Reserve (propriedade particular de caça).
- Bush: tudo que for relacionado ao mato, à moita (bush walk/bush drive/bush men)
- Bird watch: passeios só para olhar/entender os pássaros. São feitos com guias especializados.
- Além de todos as palavras em inglês relacionadas a animais/natureza: pride, horn, grasslands, swamp..
Como existe Safari em várias regiões da Africa, veja neste post como começar a definir a sua região!
0 comments:
Post a Comment